43 3422-4191     43 9 9912-2004

DO CAFÉ AO BONÉ, APUCARANA É CHEIA DE HISTÓRIAS E RIQUEZAS

Publicado: 24/04/24 às 08h54

Getty Images

Criada no auge do ciclo cafeeiro do Norte do Paraná, entre 1940 e 1960, Apucarana  é uma das poucas cidades do mundo a ter em seu território a origem de três bacias hidrográficas – a do Tibagi, a do Pirapó e a do Ivaí.

O município está estrategicamente localizado em um entroncamento rodoferroviário e se constitui em corredor e ponto de apoio para o Mercosul.

Apucarana conta com mais de 130 mil habitantes é uma das três mais importantes cidades em desenvolvimento no Norte do estado, com uma área territorial de pouco mais de 555 km².
 

CURTIR A NATUREZA

O município também tem belezas naturais para mostrar. O Lago Jaboti oferece a oportunidade de se exercitar em uma área bonita e arborizada. Já o Parque Santo Expedito mistura fé e meio ambiente.

TURISMO CULTURAL

Para os amantes de arte, cultura e história, a cidade oferece atrações imperdíveis, como o Museu do Café e o Cine Teatro Fênix.

TURISMO RELIGIOSO

Reconhecida e respeitada em todo o Paraná por sua tradicional devoção católica, a cidade de Apucarana se destaca no turismo religioso. No município estão importantes atrativos, como o único santuário do mundo dedicado a São José e a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, considerada uma das mais belas do Brasil

DICAS

CONHECER A CIDADE
Festas, feiras, monumentos, parques e lugares especiais esperam por você. Não deixe de visitar a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, o Parque Jaboti, o Monumento ao Boné e o Bosque Municipal, dentre outros.

FESTA DA CEREJEIRA
Em junho, a cidade ganha um colorido especial que transforma ruas e praças com a florada das cerejeiras. Além da gastronomia, há apresentações de danças típicas, exposições de bonsais e oficinas de origami. A festa é realizada pela Acea (Associação Cultural e Esportiva de Apucarana). Conheça também o jardim japonês na Acea, um espaço dedicado à cultura japonesa na cidade. 

FEIRA DA LUA
A Feira da Lua é um evento gastronômico já tradicional em Apucarana. Ocorre toda quinta-feira, das 18h às 22h, no Espaço das Feiras, um local construído exclusivamente para receber os mais diversos eventos em Apucarana. A Feira da Lua, realizada anteriormente na Praça Rui Barbosa, tem como destaque o sukiyaki, o perohê e a comida mineira, além de pastéis e sanduíches de mortadela e pernil. 

ESPAÇO DAS FEIRAS 
Como o nome diz, o Espaço das Feiras centraliza as feiras de Apucarana. Conta com um pavilhão coberto de 1,3 mil metros quadrados na Rua Talita Bresolin. São 30 pontos fixos e mais uma ampla área livre com capacidade para mais 80 feirantes. O local recebe a tradicional Feira do Produtor – que funcionava anteriormente no Mercado Municipal-, a Feira Livre e a Feira da Lua. O espaço recebe ainda feiras de artesanato, de noivas e de roupas, entre outros eventos.

CÂMERAS AO VIVO 
A Prefeitura de Apucarana mantém câmeras ao vivo instaladas em pontos estratégicos da cidade. Ao acessar o site https://www.visiteapucarana.com.br/ao-vivo/, é possível acompanhar ao vivo a movimentação em alguns cartões-postais da cidade, como a Praça Rui Barbosa, o Parque Jaboti, o Parque da Raposa e o Bosque Municipal. 

COMO CHEGAR

A 366 km de Curitiba, Apucarana é acessível pela BR-376. A cidade recebe regularmente linhas comerciais de ônibus e fica a próxima a dois aeroportos: o de Londrina, a 63 km, e o de Maringá, a 73 km.

ONDE FICAR

Na cidade, há boas opções de acomodações em hotéis e pousadas.

GASTRONOMIA

O prato típico do município é a costela bovina assada na brasa, que está se tornando Patrimônio Cultural Imaterial de Apucarana. A receita é servida tradicionalmente desde 1958, sempre às quartas-feiras, no Ferra Mula, evento filantrópico que auxilia principalmente crianças.

Por conta da forte colonização japonesa, também é fácil encontrar restaurantes com cardápio diversificado da culinária oriental.