43 3422-4191     43 9 9912-2004

O USO DA TECNOLOGIA NA FISIOTERAPIA PÉLVICA MASCULINA

Publicado: 08/03/24 às 11h53

Imagem: iStock

O uso de tecnologias nas áreas da saúde já é muito conhecido, reduz riscos de procedimentos cirúrgicos além de diminuir o tempo hospitalar em muitos casos. 
Na fisioterapia pélvica masculina não seria diferente, além de ajudar a realizar a identificação do problema, a tecnologia também é útil para auxiliar no tratamento.
Por meio dos recursos certos, o paciente pode ser orientado pela fisioterapeuta com mais precisão, levando à maior eficiência no tratamento.
Algumas sequelas comuns em pacientes que passam por procedimento na próstata são as incontinências urinárias e a disfunção erétil. E essas sequelas são amplamente tratáveis e possíveis de recuperação quando o acompanhamento se inicia logo após a cirurgia e para auxiliar nesses tratamentos dispomos de algumas tecnologias que aceleram o processo de cura.
O mais conhecido, os dispositivos de biofeedback oferecem resultados em tempo real em relação ao esforço feito pelo paciente na região pélvica, de maneira lúdica, e ambiente virtual o paciente interage com a tela, onde a contração muscular movimenta o cursor do jogo, tornando a sessão divertida e promovendo o paciente a uma disputa pessoal, quanto mais ele evolui no jogo, mais a sua saúde pélvica melhora também.
Além do biofeedback, dispomos dos aparelhos de eletroestimulação, esses utilizados principalmente para estimular a musculatura deficiente, através de uma sonda ou eletrodos posicionados estrategicamente o paciente recebe impulsos elétricos coordenados pela fisioterapeuta e de acordo com os objetivos traçados na consulta inicial. 
Juntamente com a prática dos exercícios terapêuticos a eletroestimulação é uma maneira de fortalecer o assoalho pélvico, tornando-o mais funcional e controlando as incontinências além de fomentar a ereção.
Em pacientes que possuem a disfunção sexual devido a problemas vasculares, uma opção é o tratamento por Ondas de Choque. 
As ondas de choque para disfunção erétil é um tratamento que utiliza um aparelho que emite ondas de baixa pressão acústica.
Essas ondas produzem pequenos estímulos no pênis que auxiliam na recuperação da irrigação do tecido cavernoso peniano, o que faz com que o órgão fique e permaneça ereto, por meio da formação de novos vasos sanguíneos. 
Entre os principais diferenciais deste aparelho para disfunção erétil está o fato dele ser não invasivo e praticamente indolor para o paciente. 
De maneira geral, homens diabéticos, que passaram por procedimentos na próstata ou pacientes diagnosticados com Peyronie podem se beneficiar com o uso do Ondas de Choque.
É importante compreender que o uso da tecnologia na fisioterapia pélvica masculina não substitui os processos tradicionais, mas sim agregam eficiência e eficácia no tratamento. Por isso para saber se o seu caso necessita ou não do uso dessas tecnologias é necessário que seja feito uma avaliação completa e que o seu tratamento seja planejado individualmente.


Fisioterapeuta Responsável: Dra. Lana Daniele da Silva
CREFITO: 314424-F 
Serviços oferecidos:
Fisioterapia Pélvica no Adulto (masculina e feminina).
Fisioterapia Preventiva para Terceira Idade.
Treinamento Funcional do Assoalho Pélvico em Grupo. (apenas para mulheres)
Spa de Massagens Masculino e Feminino - Massagem relaxante manual e com pedras quentes, terapêutica com óleos essenciais e drenagem linfática. 
Acupuntura Auricular 
Endereço: Avenida Santos Dumond, 84 Sala A Jardim Shangri-lá Ao lado da Rede Massa (Antiga TV Tibagi) 
Telefone para agendamento: (43) 99103-6470 
Rede Sociais: 
Instagram: @lanasilva_fisiopelve
Facebook: Lana Silva Fisioterapia Pélvica