43 3422-4191     43 9 9912-2004

Apucarana inicia ano dos Grupos Conviver

Publicado: 28/02/24 às 10h16

Crédito: Prefeitura Municipal de Apucarana

Coordenadoras dos 43 Grupos Conviver de Apucarana participaram nesta terça-feira (27/02), nas dependências da Adefiap, de uma reunião visando a retomada das atividades. Referenciados aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), os grupos integram os Serviços de Convivência e Fortalecimento de vínculos para pessoas idosas.

Além da entrega dos materiais de trabalho que serão utilizados nos encontros semanais, a reunião conduzida pela secretária municipal da Assistência Social, Jossuela Pirelli, tratou de assuntos gerais para o bom desenvolvimento do programa ao longo de 2024. “Os 43 Grupos Conviver de Apucarana voltam às atividades já na próxima semana e essa reunião integra o conclusão de todo um planejamento, onde reforçamos agradecimentos e também lembramos toda a responsabilidade que carregam como coordenadoras de um programa que beneficia diretamente mais de mil apucaranenses da terceira idade”, acentuou Jossuela Pirelli, secretária da Assistência Social.

Presentes em diversos bairros de Apucarana com atividades de pintura, artesanato, costura, ações culturais, esportivas e de lazer, o prefeito Júnior da Femac destaca que os grupos contribuem para evitar o isolamento social e promover o envelhecimento saudável. “Além dos Grupos Conviver, a prefeitura promove outras ações em prol da qualidade de vida da população idosa, como aulas gratuitas de hidroginástica e natação, o Programa “Viver mais 80”, o feirão “Empregabilidade 50 +”, bailes, passeios periódicos, cursos de qualificação, entre outras iniciativas nas áreas da saúde, esporte, cultura e lazer. Também investimos na construção de uma cidade com acessibilidade mediante a adequação de calçadas, implantação de centenas de rampas de acessibilidade”, elenca o prefeito.

Júnior da Femac destaca que o reflexo positivo dos investimentos e políticas públicas desenvolvidas em Apucarana tem sido aferido na prática. “Em setembro do ano passado, levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado dentro do Censo Demográfico de 2022 revelou que os idosos de Apucarana estão vivendo mais que a média do Paraná e do Brasil”, recorda o prefeito. Conforme dados divulgados, do total de 130.134 habitantes, 23.081 pessoas têm 60 anos ou mais, o que equivale a 17,7% da população.

Com encontros semanais, as ações dos Grupos Conviver acontecem em centros comunitários, paroquiais e em residências. “A pessoa idosa interessada em integrar um Grupo Conviver deve procurar o CRAS mais próximo de sua residência ou a Secretaria Municipal de Assistência Social”, convida Jossuela Pirelli, secretária da Assistência Social. O encaminhamento será conforme o endereço da pessoa, disponibilidade de horário e dias da semana. O endereço da secretaria é Rua João Matiuzzi, 279 – Jardim Parque Bela Vista.