43 3422-4191     43 9 9912-2004

Conselho dos Direitos da Mulher tem nova composição em Apucarana

Publicado: 20/02/24 às 08h49

Crédito: Prefeitura Municipal de Apucarana

Em ato na Sala das Cerejeiras, localizado no Centro Cultural Fênix, o prefeito Júnior da Femac concedeu posse aos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). Nomeadas através do Decreto Municipal nº 944/2023, integram a nova composição representantes titulares e suplentes do poder público municipal e de organizações da sociedade civil, em um total de 40 pessoas.

A eleição das novas presidente e vice-presidente irá ocorrer na primeira reunião ordinária do conselho, em data a ser confirmada. Ao assinar o decreto de posse, o prefeito Júnior da Femac pontuou que Apucarana conta com 65 mil mulheres e o trabalho exercido pelo conselho é de fundamental importância para o fortalecimento e avanço das ações públicas de proteção e empoderamento feminino.

“Apucarana é hoje uma cidade onde as mulheres têm um protagonismo muito grande. Desenvolvemos várias políticas voltadas para que todas tenham cada vez mais voz e condições de ganhar a vida e, também mais proteção, através de programas do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Patrulha Maria da Penha e outros em parceria com as forças de segurança e Justiça Estadual. Desta forma, precisamos muito do trabalho do conselho municipal para que tudo isso possa ter ainda mais alcance e aprimoramento. Podem contar sempre com a prefeitura, da nossa parte não vai faltar jamais empenho e recursos para as ações propostas”, assinalou o prefeito Júnior da Femac.

Na presidência do CMDM desde agosto de 2018, a secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, elencou as principais conquistas viabilizadas pelo conselho nos últimos anos e destacou o apoio às políticas para mulheres por parte da gestão do prefeito Júnior da Femac. “Um gestor que tem sensibilidade e um olhar diferenciado para as nossas causas e isso tem feito a diferença nos avanços obtidos por Apucarana na defesa e promoção dos direitos das mulheres. Faço parte da comissão estadual de mulheres gestoras de políticas públicas e por isso posso dizer com propriedade. Ainda há muita resistência em relação ao tema por parte dos prefeitos no Paraná. Apucarana é diferente e por isso é referência”, revelou Denise Canesin.

Entre os legados deixados pelo seu mandato, ela citou a reorganização do conselho municipal e criação do fundo municipal de políticas para mulheres através da Lei Municipal nº 79/2023, sancionada pelo prefeito, bem como a estruturação do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. “Um plano construído com grande participação vários segmentos sociais e que norteia todas as ações realizadas, em realização e a realizar dentro das políticas direcionadas ás mulheres de Apucarana”, disse Denise, pontuando que o documento é fruto de um estudo que também contou com participação de várias secretarias municipais, comunidade, instituições de ensino, entre outras entidades, “trazendo propostas para que as mulheres possam ser atendidas na sua integralidade”, concluiu.