43 3422-4191     43 9 9912-2004

É possível realçar a beleza sem perder a naturalidade

Publicado: 15/02/24 às 09h02

Crédito: Hope Magazine

Por Vanuza Borges

Vaidosa desde criança, Bárbara Gonçalves encontrou na Biomedicina a sua missão de vida: “ajudar a transformar vidas e a autoestima das pessoas”. Para isso, criou seu próprio método, chamado de Jornada da Transformação, que tem por objetivo mostrar ao paciente as diferentes fases de um tratamento e que cada tratamento, para funcionar, precisa ser pensado de forma individualizada.

Outro ponto defendido pela profi ssional é a naturalidade dos procedimentos. Para alcançar esse resultado, ela enumera inúmeros cursos, realizados desde 2014, quando começou seu primeiro estágio, ainda como jovem aprendiz num clínica de estética.

De lá pra cá, fez cursos de toxina botulínica, preenchedores, bioestimuladores, rejuvenescimento facial, harmonização de glúteos, harmonização facial e corporal, lipo de papada nãocirúrgica, participou de congressos e recebeu certifi cados nacionais e internacionais. Confi ra esse bate-papo descontraído e cheio de verdades sobre procedimentos estéticos!

Hope! - O que diferencia o seu trabalho no mercado?

Bárbara Gonçalves - Realçar o que cada paciente tem de belo sem perder a naturalidade. Faço isso sempre com empatia, honestidade e respeito a cada vida que passa por mim, porque acredito que todos nós temos as nossas qualidades e defeitos.

Hope! - O que é a Jornada da Transformação?

Bárbara Gonçalves – A Jornada de Transformação surgiu através de um sonho. Eu diria que foi uma revelação que Deus fez a mim no dia 24 de janeiro de 2021, quando eu ainda estava cursando a graduação em Biomedicina. Nesse dia nasceu em meu coração o desejo de ajudar a transformar vidas e a autoestima das pessoas através da minha profissão. Eu me recordo que na época não entendi muito bem, porém anotei em um papel a data e a missão, que guardo comigo até hoje. Quando fi nalizei a minha especialização, queria algo diferente do convencional, então, resolvi criar meu próprio método, lembrei do sonho, da missão e, com a ajuda de Deus, chegamos a conclusão que o nome do método seria Jornada de Transformação, afi nal os procedimentos passam por etapas, por fases, se tornando uma jornada de transformação.

Hope! - Dentro da Jornada da Transformação tem a fase do planejamento estético, como funciona?

Bárbara Gonçalves – Eu nunca gostei da palavra pacote de tratamentos, porque acredito que somos seres constituídos por características individuais. Cada ser é único. Por isso, sempre busquei elaborar o tratamento do paciente realizando um planejamento individualizado. A primeira etapa, que consiste de uma consulta, a pessoa expõe suas queixas e, com base nelas, traço um planejamento, que pode ser a curto, médio ou a longo prazo.

Hope! - Qual o maior desejo, hoje em dia, de homens e mulheres na área da estética?

Bárbara Gonçalves - Observo que o maior desejo é gerenciar o envelhecimento. Sempre converso com os meus pacientes que envelhecer é algo biológico, porém podemos chegar a nossa melhor versão independente da idade. É válido alinhar a expectativa do paciente sem fugir da realidade, porque a honestidade faz parte do planejamento também.

Hope! - Atualmente, as pessoas têm consciência da importância da estimulação do colágeno para alcançar uma beleza mais natural? O bioestimulador de colágeno realmente faz “milagre”?

Bárbara Gonçalves - Seria desonesto se eu prometesse que qualquer procedimento faz milagre, afi nal, cada pessoa é constituída de suas particularidades, como metabolismo, variações anatômicas, genética e fatores diários que influenciam no resultado, porém é necessário estimular colágeno sabendo que a falta dele desencadeia flacidez e rugas, por exemplo. Além disso, o bioestimulador de colágeno fi cou muito conhecido por promover um resultado eficaz sem fugir da naturalidade, por isso de acordo com as últimas pesquisas foi mencionado que o bioestimulador de colágeno será um dos tratamentos mais mais procurados nos próximos anos, pela sua entrega de resultado sem modifi cações, uma vez que as pessoas estão buscando por mais naturalidade.

Hope! - Se uma pessoa acima dos 35 anos tiver que investir apenas num procedimento, qual você indicaria?

Bárbara Gonçalves – Eu diria que depende, cada procedimento tem uma função, eu costumo dizer que um procedimento complementa o outro. A toxina botulínica, o famoso “botox”, trata as ruguinhas dinâmicas, os preenchedores tratam a profundidade, trazendo volume para
as regiões que perderam por conta do envelhecimento, e também podem ser usados para corrigir algumas assimetrias. O preenchimento com ácido hialurônico também consegue
hidratar a região e auxiliar na estruturação da face. Já o bioestimulador de colágeno trata a fl acidez. A escolha do procedimento precisa ser defi nida de acordo com a queixa do paciente, porque, muitas vezes, o paciente quer envelhecer da forma mais natural possível, sem modifi cações. Nesses casos, eu diria que o bioestimulador de colágeno é uma ótima escolha, sabendo que ele melhora a qualidade de pele sem perder a naturalidade.

Hope! - Qual o segredo para não perder a identidade/ personalidade na hora de realizar procedimentos estéticos? Qual o limite?

Bárbara Gonçalves – O segredo é respeitar a anatomia da face, estabelecer metas e limites. Alguns casos eu preciso dizer “não” para o paciente. Dizer “não” também é um ato de amor. É comum nos acostumarmos com o que olhamos diariamente, isso, às vezes, nos faz perdermos o limite. Acredito que o procedimento precisa ser realizado para realçar a nossa beleza, sempre entendendo que não existe a perfeição. Somos pessoas reais e os procedimentos vieram para ajudar a resgatar a autoestima e buscar a nossa melhor versão, mas sem comparações.

Hope! - Lipopapada. Como funciona, para quem é indicado e pode ser feito em ambiente clínico?

Bárbara Gonçalves – A intradermoterapia de papada, conhecida como lipo de papada não-cirúrgica, é realizada através de um procedimento minimamente invasivo, onde realizamos aplicações de ativos que degradam a célula de gordura na região. É indicado para pacientes
que se incomodam com a gordura na região de papada. O procedimento é bem tranquilo, não-cirúrgico e, por isso, pode ser realizado no ambiente clínico por um profi ssional
habilitado na técnica.

Hope! Aplicação de bioestimulador de colágeno para a área abdominal, quando esse procedimento é indicado e qual o resultado?

Bárbara Gonçalves – O bioestimulador de colágeno pode ser realizado em áreas da face, pescoço, braços, mãos, costas, fl ancos, interno de coxas, coxas, bumbum, joelhos e principalmente na região abdominal, para aqueles pacientes que perderam muito peso ou que passaram por uma gestação e a pele da região fi cou fl ácida. O procedimento estimula o fi broblasto, que é a célula que produz colágeno a trabalhar ao nosso favor, melhorando a qualidade dérmica, sendo indicado para os pacientes que se incomodam com a flacidez tissular da região.