43 3422-4191     43 9 9912-2004

Pediatra faz alerta aos pais sobre cuidados com saúde das crianças na volta às aulas

Publicado: 07/02/24 às 10h26

Crédito: Prefeitura Municipal de Apucarana

O médico pediatra Luiz Carlos Busnardo, que atende no Centro Infantil da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana fez um alerta nesta terça-feira (6), em relação aos cuidados com a saúde das crianças na volta às aulas. Segundo o especialista, nesta época do ano é normal o registro de um aumento significativo de consultas médicas no sistema de saúde em virtude das viroses.

De acordo com Busnardo, é importante manter a higiene corporal com a lavagem das mãos com água e sabão e do nariz com soro fisiológico. A alimentação também é um fator importante para reforçar a imunidade das crianças que devem consumir frutas, verduras e muita água. O médico também pede atenção às vacinas que devem estar em dia.

O prefeito Junior da Femac reforça a recomendação do pediatra, lembrando que no início do ano letivo de 2023, foram registrados muitos casos de viroses. “É indispensável seguir essas recomendações no momento do reencontro das crianças”, frisa.

O secretário de saúde, EmídioBahciega, informa que a Divisão de Vigilância Epidemiológica identificou um aumento de 67% da procura por atendimento médico em pediatria no Centro de Saúde Infantil Municipal, quando comparado o mês de janeiro/2022 e janeiro/2023.

“A maior procura por consulta em pediatria no ano são os meses de fevereiro e março, quando as atividades escolares efetivamente iniciam, assim como o contato mais próximo entre as crianças”, avalia Bachiega, acrescendo que, “normalmente, março é quando ocorre um significativo aumento pela busca de consultas por afecções respiratórias, onde 40% são registros desse problema.”

DENGUE – Apucarana também enfrenta uma epidemia de dengue com mais de 5 mil casos da doença e duas mortes confirmadas. Diante deste cenário preocupante, o médico também orienta os pais a passarem repelente em seus filhos como forma de prevenção. “A dengue é muito importante ser prevenida. Pode e deve usar repelente de insetos”, reitera.