43 3422-4191     43 9 9912-2004

Sesc lança campanha digital de prevenção à dengue

Publicado: 02/02/24 às 15h44

Crédito: Prefeitura Municipal de Apucarana

Reunindo prefeitos da região e profissionais da educação e saúde, o Serviço Social do Comércio (SESC-Paraná) em Apucarana lançou hoje a 4ª edição da campanha digital de prevenção à dengue “Aqui o Mosquito Não Entra”. A proposta do projeto é conscientizar e mobilizar a população, em especial dos estudantes, sobre as medidas de prevenção e controle dos focos de proliferação do mosquito da dengue.

A campanha Aqui o Mosquito Não Entra propõe que os participantes identifiquem e eliminem focos do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir doenças como a dengue, a zika e a febre chikungunya. As ações devem ser fotografadas e registradas no aplicativo do SESC-Paraná. Mais informações sobre a campanha acesse: https://www.sescpr.com.br/contradengue.

Desde que a campanha foi lançada em 2020, Apucarana é destaque contando com a participação efetiva da Autarquia Municipal de Educação.  O prefeito Junior da Femac garantiu o engajamento da cidade na iniciativa que só no ano passado (2023) eliminou quase 169 mil focos do Aedes aegypti no município.

“Esse programa do Sesc é importante porque trabalha a mobilização, incentiva cada um fazer sua parte. Nós da prefeitura estamos todos engajados, Autarquia municipal de Educação, Autarquia Municipal de Saúde e todas as demais secretarias da gestão,  na prevenção e combate a dengue. É uma luta de todos e estamos juntos novamente com o Sesc neste iniciativa”, afirma Junior da Femac.,

O gerente executivo da unidade Sesc Apucarana, Ronaldo Romani Ficagno, destacou o sucesso de todas as edições campanha. “Todos os municípios que se engajaram neste projeto tiveram bons resultados, o que dever servir de incentivo para aumentar ainda mais o número de cidades participantes. Em 2023, 294 das 299 cidades do estado participaram das ações”, informa Ficagno.

Destacando a participação de Apucarana na campanha, o superintendente da Atenção Básica da AMS, Odarlone Orente, observa que dos 11 mil participantes na iniciativa em 2023, 7 mil eram de Apucarana. “Dos 325 focos eliminados, 169 foram em Apucarana, ou seja, mais da metade de todo o estado”, detalha Orente.

Os responsáveis deste resultado no município são os alunos de centros infantis (CMEIs) e escolas municipais, que abraçaram a causa e garantiram a Apucarana o título de cidade que mais destruiu criadouros do mosquito no estado do Paraná em 2023. A Escola Municipal Papa João XXIII conquistou o primeiro lugar estadual na campanha Aqui o Mosquito não Entra, tendo eliminado 44.945 focos do Aedes aegypti.

“O evento de lançamento realizado no auditório do Sesc  teve a participação do prefeito de Cambira e presidente da Amuvi, Emerson Toledo; do prefeito Califórnia Paulinho Moises; do chefe do Núcleo Regional de Educação, Vladimir Barbosa; secretária municipal da Educação de Apucarana, Marli Fernandes; secretário municipal da Saúde, Emídio Bachiega, entre outras autoridades municipais, militares e civis.