43 3422-4191     43 9 9912-2004

Apucarana sediará 30º Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecções e Moda

Publicado: 01/02/24 às 08h30

Crédito: Prefeitura Municipal de Apucarana

Apucarana vai sediar de 15 a 18 de outubro, o 30º Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, da Confecção e da Moda (ABTT). O anúncio foi feito nessa segunda (29/01) pela diretora de eventos da ABTT, a professora e Mestre Maria Adelina Pereira, em nome da presidente da entidade, Dra. Camilla Borelli, em visita ao prefeito de Apucarana, Junior da Femac.

Conforme explicou Maria Adelina, o congresso será realizado em parceria com os cursos de Engenharia Têxtil e Moda do Campus Apucarana da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). “A ABTT escolheu Apucarana para sediar o Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, da Confecção e da Moda em função do grande polo de confecções que o município mantém”, citou a diretora da entidade.

Ela mencionou ainda que também pesou na decisão da Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, em trazer o congresso para Apucarana, a oportunidade de desenvolver cursos para capacitação local, enriquecendo as empresas com conhecimento e tecnologia para enfrentar desafios.

O prefeito Junior da Femac recebeu a diretora da ABTT, Maria Adelina Pereira, acompanhado da secretária de cultura, Maria Agar; e sua superintendente, Andréia Rinaldo. Pela UTFPR, participaram o vice-diretor do campus Apucarana, Thiago Ramires; acompanhado de Aloysio Gomes Souza Filho e da professora de Engenharia Têxtil, Samira Mendes. O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), foi representado pelos empresários Elisabete Ardigo e Jayme Leonel.

“Teremos muita honra em sediar e colaborar com a realização do Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda, pela primeira vez no Paraná, onde Apucarana mantém o maior polo de confecções”, disse o prefeito Junior da Femac, acrescentando que, diariamente, temos cerca de 25 mil pessoas – a maioria mulheres – trabalhando em máquinas de costura.

No encontro, eles avaliaram a possibilidade de o evento ser sediado no Clube de Campo Água Azul, na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana e no Cine Teatro Fênix. Também existe a possibilidade de o congresso ser realizado, paralelamente, à Semana da Indústria, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), conforme propôs a presidente do Sivale, Elisabete Ardigo.

O vice-diretor do Campus Apucarana da UTFPR, Thiago Ramires, disse que o congresso nacional chega à cidade num bom momento. “Estamos inaugurando o nosso Mestrado em Têxtil e Moda e, ao mesmo tempo, cadastrando o único centro de análises têxteis do Paraná. Tudo isso está vinculado e é muito bom para os nossos cursos, acadêmicos e o nosso polo de confecções”, comentou Ramires.

A Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, de Confecção e de Moda é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em novembro de 1962, no Rio de Janeiro. A entidade realizou o primeiro congresso nacional em 1964, em Belo Horizonte-MG e, de lá para cá, a cada dois anos, o evento já vem sendo sediado por várias capitais e grandes metrópoles, como São Paulo (capital), Joinville-SC, Rio de Janeiro-RJ, Blumenau-SC, Recife-PE, Natal-RN, Salvador-BA, Fortaleza-CE e Americana-SP. O último congresso foi realizado em Brusque-SC, no ano de 2022.

No encontro com o prefeito e representantes da UTFPR e do Sivale, a diretora da ABTT ressaltou a importância do apoio das entidades locais. “Para os patrocinadores e palestrantes representa o envolvimento local com o evento de uma tradicional associação. E, para os participantes, significa a confiança que o evento traz informações e avanços que podem mudar o nível tecnológico local e nacional”, assinalou Maria Adelina Pereira, diretora de eventos da ABTT.