(43) 9 9974 2004     (43) 9 9912 2004

Uma Vida Dedicada ao Turimo e a Hotelaria

Publicado: 26/12/24 às 10h26

Getty Images

A voz tranquila e olhar calmo do empresário Edilson Andrade, 60 anos, contadizem com sua atuação vibrante no setor hoteleiro de Foz do Iguaça. De aprendiz do setor de reservas do tradicional Hotel Salvatti, na década de 1970, a executivo de três empreendimentos de renome na Terra das Cataratas (Recanto Catarata, Grand Carimã e Vivaz Cataratas), ele relembra sua trajetória ao mesmo tempo em que descreve as transformações desse setor tão dinâmico, o turismo 

“Vivemos no Brasil um despertar desse universo (turismo) e a tecnologia ajuda a conectar as pessoas com os destinos que elas desejam conhecer em poucos minutos. É um segmento apaixonante e me encontrei no turismo e na hotelaria", avalia.

Ele, que é diretor executivo do Recanto Cataratas e sócio no Grand Carimã e no Vivaz Cataratas, chegou em Foz, um das cidades com vocação natural ao turismo, aos 5 anos, vindo de Terra Boa, com os pais.

Quando ele começou a trabalhar como jovem aprendiz, aos 14 anos, a tecnologia era outra. Nos dias de hoje, com um smartphone em mãos, roteiros turísticos podem ser desvendados com poucos toques. “Hoje, numa conversa entre amigos, você pode definir sua próxima viagem, com riqueza de detalhes. Essa evolução também tornou o hóspede mas exigente A
hotelaria é um setor que está em constante transtormação”, constata.

Porém, algo segue imutável no tempo, segundo Edilson, o espirito anfitrião e a arte de receber bem. Aliás, é essa aura que o executo, de hoje em dia, trabalha para manter viva nos empreendimentos e aguçar ainda mais à experiência dos hóspedes, extravasando os limites das instalações fisicas e do design.

De uma casa grande ao Best of he Best

Formado em Administração de Empresas e com pós-graduação em Marteting e Propaganda, na década de 1990, ele foi convidado para participar da abertura e implantação de um empreendimento justamente por sua experiência em diversas áreas no setor. "Era para ser algo passageiro, coisa de 60 a 90 dias, só para dar o pontapé inicial, mas, por afinidade, estou há 33 anos nessa parceria", lembra.

Ele, que tem o passaporte registrado em ao menos 25 países diferentes, avalia que a experiência de conhecer outras cuturas é enriquecedora e aprendeu algo nessa jomada: "Não se constrói nada grande sozinho. O desafio para empreender é fazer escolhas. Ter sempre vivo esse espirito de crescimento e a ideia de legado, de satistação como que faz e o porquê se faz”.

O Recanto Park Hotel, da década de 1990, se transformou no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, com 501 unidades entre apartamentos e suítes, além de categorias diferenciadas para os hóspedes mais exigentes. Também dispõe de espaço para realização de eventos, convenções e reuniões, o Maestra Eventos & Convenções, além piscinas termais, abastecidas pelo Aquífero Guarani,  e restaurantes que encantam pela versatilidade e variedade de sabores e combinações.

O empreendimento conquistou em 2020 0 prêmio Best of the Best, do Tripadvisor, e passou a fazer parte do exclusivíssimo grupo de 1% dos melhores do mundo. Mas nem sempre foi assim. "Começamos com uma casa grande, com 74 unidades, padrão três estrelas. O diferencial, na época, era encantar o hóspede pelo atendimento” diz ao recordar do Início modesto.  De 15 mil metros quadrados, o empreendimento ocupa atualmente 150 mil metros quadrados e, com isso, uma experiência integrada com a natureza.