(43) 9 9974 2004     (43) 9 9912 2004

Estudantes vivem o desafio de escolher a profissão após o ENEM

Publicado: 11/11/24 às 10h29

Getty Images

Para quem deseja uma vaga na universidade, os desafios não se encerram com a realização do ENEM. O foco principal agora passa a ser a escolha do curso e, consequentemente, a carreira a ser seguida.

Escolher uma profissão torna-se uma necessidade em determinada época de nossas vidas, e os jovens costumam ter grande dificuldade em fazer essa opção, principalmente, porque o número de profissões é bastante alto e o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente e competitivo.

Nessa época o jovem está definindo sua identidade e, principalmente, querendo estabelecer o que quer ser na idade adulta. Para isso será necessário que conheça suas capacidades, seus interesses e sua motivação. É aí que a orientação profissional pode ser de grande ajuda, facilitando esse momento de escolha, auxiliando o jovem a compreender os vários fatores a considerar: aspectos pessoais, familiares e sociais. Conhecendo todas essas variáveis ele terá mais condições para definir melhor sua escolha.

Os interesses são a força motivadora que orienta a escolha, mas é preciso considerar que os interesses vão mudando à medida em que o aluno entra em contato com a lista de profissões que existem atualmente, e que só tende a crescer, pois a tecnologia vai criando novos campos de trabalho.

A hereditariedade, os traços de personalidade, a cultura, as influências das pessoas que vivem ao seu redor, todos esses fatores irão interferir em uma das decisões mais importantes da vida. Também terão grande influência na escolha as relações familiares, principalmente entre pais e filhos, em que a profissão do pai ou da mãe também poderá pesar na escolha do aluno. Essa é uma fase delicada da vida, onde a escolha certa resultará na formação de um profissional eficiente e satisfeito com a carreira que escolheu.

Com ajuda de um consultor vocacional, os candidatos garantem maiores chances de encontrar uma carreira compatível com seus gostos e ambições. O período pós-ENEM é marcado por muitas pressões externas, e logo, encontrar uma área de interesse pode aliviar boa parte dessa tensão.

Os testes que costumam ser aplicados contribuem para o autoconhecimento do educando, apontando suas aptidões e interesses, suas habilidades, sua capacidade de estudar e a habilidade que cada profissão exige do indivíduo. Os resultados dos testes são valiosos, na medida em que contribuem para o conhecimento do aluno sobre si mesmo. É muito importante que a carreira escolhida seja compatível com suas aptidões e seus interesses e também que revele as habilidades requeridas para o trabalho que nela terá que desenvolver.

Selecionar uma profissão para o resto da vida parece uma ideia assustadora para a maioria dos estudantes, por isso podemos dizer que a época da escolha da opção de curso é muito importante, e por vezes complicada, mas que contar com uma consultoria de orientação vocacional pode, além de amenizar a angústia do período de decisão, fornecer todas as informações de que o aluno necessita e ajudá-lo a tomar a melhor decisão.