43 3422-4191     43 9 9912-2004

DR.BACTÉRIA ENSINA CUIDADOS BÁSICOS CONTRA O CORONAVÍRUS

Publicado: 16/03/20 às 13h51

Texto: Andrea Feliconio

Toda sociedade está alerta em relação ao Coronavírus, que vem assustando muita gente. Trata-se de é uma família de vírus que causadores de infecções respiratórias. O novo agente descoberto provoca a doença chamada de COVID-19. 
Grande parte do Coronasvírus infecta uma espécie animal ou um pequeno número de espécies. Porém, alguns tipos de coronavírus infectam pessoas e animais, mas não sabemos qual é a fonte do coronavírus COVID-19. 

“Crianças, imunodeprimidos, idosos e gestantes são sempre grupo de risco de qualquer doença e infelizmente ainda não existe vacina disponível para o Coronavírus. Por isso, fiz uma série de vídeos com dicas de cuidados básicos diários. Em nosso dia a dia, colocamos as mãos em muitos objetos (ônibus, carrinho do supermercado) e, consequentemente levamos ao rosto, nos olhos, na boca e a contaminação começa assim”, explica o biomédico Dr. Roberto Martins Figueiredo – o querido Dr. Bactéria.

Higiene diária - dicas:

MÃOS – Lavar sempre muito bem as mãos, esfregando os dedos, por cerca de 30 a 40 segundos

* Use álcool gel – passar pelo menos de 15 a 20 segundos (tempo de cantarmos 2 vezes o “Parabéns pra você “)

ESPIRRAR CORRETAMENTE: cubra a boca e o nariz ao espirrar e tossir, chamamos de posição Drácula (como o vampiro fazia com sua capa) Uma atitude certa em respeito ao outro ser humano;

ALIMENTAÇÃO: 
* Cozinhar bem carnes e ovos. Tomar bastante água.

MÁSCARAS FACIAIS
* Evite locais de aglomeração caso seja inevitável, opte pelo uso da máscara apenas se estiver doente, ao cuidar de pessoas doentes ou em trabalhos que tenham contato com grande número de pessoas.
“ Atenção aos sintomas como febre por mais de 48h, tosse, dificuldade em respirar como falta de ar, principalmente se teve contato com doente ou viajou para locais cujo vírus está instalado. Caso suspeite dos sintomas e procure atendimento medico”, finaliza dr. Bactéria.