43 3422-4191     43 9 9912-2004

Adestramento: entenda a importância para seu cão

Publicado: 04/12/19 às 11h42

Texto por: Luciana Vidal; Foto por: Estela Frizo

Muitos puderam acompanhar nos últimos dias o caso de Chico, o cão destruidor que ficou famoso por despedaçar o colchão de sua tutora. O vídeo, que viralizou na internet, mostra uma realidade comum em muitos lares: a dificuldade que os donos têm de educar seus pets.

Chico cativou o público com sua fofura, mas convenhamos: ninguém merece chegar em casa e se deparar com uma cena dessas, não é mesmo? “Cães que não têm regras ou limites apresentam inúmeros comportamentos indesejados simplesmente porque não sabem o que é esperado deles”, afirma a adestradora e tosadora apucaranense Beatriz Lopes Mourinho, 23 anos.

Segundo ela, prevenir é sempre melhor que remediar, ou seja, é muito mais fácil e rápido treinar um cão logo cedo, antes que comecem a aparecer os problemas. O adestramento torna a comunicação mais clara, fortalece o vínculo e previne comportamentos indesejados, além de ser um ótimo estímulo físico e mental para os animais.

Saiba mais nesta entrevista!

 

Hope! - Qual a importância de manter um bom relacionamento com o cão?

Beatriz – O cão é o melhor amigo do homem. Para que haja uma boa convivência, precisa haver carinho, amor, fidelidade, confiança e, acima de tudo, limites. Esse é um bom relacionamento para ambos.

 

Hope! - Você acredita que o comportamento do cachorro é reflexo da criação que ele recebe? O que influencia mais – raça ou criação?

Beatriz – Essa é uma pergunta que ouço bastante e a resposta quase sempre frustra, porque não é simples. Tanto a raça como a forma com que você cria o cão influenciam no comportamento. Um Beagle, por exemplo, sempre será um cachorro cheio de energia, enquanto um Akita é mais discreto, silencioso. O Lhasa Apso, apesar de pequeno, é mais temperamental e dominante. Por isso, antes de levar para casa um cachorro é fundamental pesquisar e escolher o mais adequado para a sua rotina diária, pois cada raça tem uma carência diferente.

 

Hope! - No seu trabalho, quais são as queixas mais comuns dos donos de cachorros e por que elas ocorrem?

Beatriz – Muitos me procuram porque querem que o cachorro pare de pular. Na maioria das vezes, isso ocorre porque a pessoa sai de casa pela manhã e só volta no final da tarde, deixando o animal sozinho. Quando chega, o cão fica excitado, feliz, e na recompensa da felicidade ele pula. O dono, todo feliz, elogia e recompensa. Isso vai gerando uma ansiedade, pois o cachorro entende que toda vez que o dono chega ele terá o que quer: carinho. O correto é esperar o cão se acalmar, sentar e ficar bem tranquilo, para só depois dar o reforço positivo, a recompensa que ele quer, que é estar perto do dono.

Morder é outra queixa comum. “Ah, meu cachorro morde muito a minha mão, fica brincando de morder”. O cachorro nunca deve brincar de morder o tutor. Ao invés disso, deixe que ele morda um brinquedo. São reforços errados que o dono está passando para o cão e ele entende isso como algo bom.

Também reclamam bastante que o pet faz as necessidades no lugar errado e acreditam que esfregar seu focinho no xixi ou cocô vai resolver. O máximo que pode acontecer é o cão ficar com medo e continuar fazendo no lugar errado, porém escondido. O correto é dar um agrado, um petisco todas as vezes que ele fizer no local certo, ou seja, associar algo bom para que o cachorro consiga entender o que o dono quer.

 

Hope! - Qual é o erro que os donos mais cometem na criação?

Beatriz – Não procurar o conhecimento de um profissional da área para a educação e satisfação do seu cão.

 

Hope! - Todos os cães são capazes de aprender ou há exceções?

Beatriz – Sim. Todos são, independente da raça.

 

Hope! - Assim como o abandono, o excesso de carinho pode ser prejudicial?

Beatriz – O exagero nunca é bom. Excesso de amor, cuidado, atenção e concessão também pode ser prejudicial. Isso não quer dizer que não podemos mimá-los, mas sim que devemos aprender mais sobre a raça para saber o momento adequado de dar o reforço positivo.

 

Hope! - Cite as principais vantagens do adestramento.

Beatriz – O adestramento é uma prática que vai muito além de ensinar o “senta, deita, rola, pega a bolinha, dá a patinha”. É uma fase de educação do cão, o momento que ele consegue entender o que queremos dele. Além disso, o treinamento ajuda a melhorar a comunicação e o convívio entre o cão e o dono, deixando-o mais tranquilo em casa e contribuindo para que ele se socialize melhor com os outros animais e pessoas desconhecidas.

Com o adestramento, o pet também fica menos estressado. Isso evita surpresas, como as bagunças dentro de casa. Vocês ficam mais próximos, mais ligados. O cão entenderá o que o dono quer com mais facilidade e, assim, a convivência será mais tranquila entre ambos.

 

Hope! - O que você gostaria que as pessoas entendessem sobre adestramento?

Beatriz – O adestramento de cães mudou muito ao longo do tempo. Hoje o profissional busca entender o comportamento do pet e do tutor, para só depois ensinar os comandos essenciais. O tutor, muito feliz, exibe para os amigos e a família as gracinhas do seu pet.

O especialista prioriza a abordagem comportamental, montando um treinamento depois de uma análise individual, tanto do animal quanto da família. Isso abrange tanto a obediência quando o respeito, que são obtidos por meios de consideração e dignidade. Somente boas intenções não bastam.

Os animais considerados “problemáticos”, ou seja, aqueles que apresentam desvios de comportamento, na verdade são resultado de uma falha de comunicação entre as duas espécies. A tarefa do adestrador é apresentar o cão ao seu proprietário, tornando o convívio entre eles muito mais harmonioso e feliz.